Prática Nº. 09 síntese De Polímeros: Baquelite Elizabeth Borracha Sobre Polissulfeto (Tiocol) Renan Barrach Guerra l. a: 826219 introdução ro.

 PrГtica NВє. 09 sГntese De PolГmeros: Baquelite E Borracha Sobre Polissulfeto Tiocol Renan Barrach Guerra l. a: 826219 introduГГo ro. Essay

пїЅпїЅ UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA -- FACULDADE SOBRE CIГЉNCIAS CAMPUS UNIVERSITГЃRIO PARA BAURU DEPT. DE QUГЌMICA пїЅPAGE пїЅ a SГ­ntese de PolГ­meros

PRГЃTICA NВє. 09

SГЌNTESE PARA POLГЌMEROS: BAQUELITE E BORRACHA DE POLISSULFETO (TIOCOL)

JГ©ssica Leonel Bertoncello R. A: 823821

PГўmela Luzia Rodrigues Bueno L. A: 826367

Renan Barrach Guerra L. A: 826219

LaboratГіrio sobre QuГ­mica OrgГўnica - Profa. Dra. Sandra R. Rissato

INTRODUÇÃO

Um polímero é uma macromolécula formada por repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas covalentemente. Se so uma espécie de monômero está presente na estrutura do polímero, este é chamado de homopolímero. Se espécies distintos de monômeros são empregadas, o polímero recebe a denominação sobre copolímero.

PolГ­meros biolГіgicos existem desde u surgimento da primeira cГ©lula na superfГ­cie da terra. Os polГ­meros naturais tГЄm sido empregados desde eras antigas: o asfalto period utilizado na tempos prГ©-bГ­blicos; Гўmbar jГЎ era conhecido pelos gregos e a goma pelos romanos. Os polГ­meros sintГ©ticos, porГ©m, somente surgiram no Гєltimo sГ©culo.

O maior marco na história weil indústria de plásticos foi a descoberta do procedimento de vulcanização da borracha em 1839 (a repartir do látex, um polímero natural, la cual já time largamente empregado) pela Goodyear.

O próximo grande marcia foi a nitração ag celulose, resultando na nitro celulose, produto comercializado primeiramente por Hyatt, em 1870. De teu produto foi obtido u celulóide, alavancando a indústria cinematográfica.

Na 1865 foi descoberto o processo de acetilação de uma celulose, resultando em produtos comerciais sobre grande explotacion no início deste século, como fibras de rayon, celofane, no meio de outros. Mientras, o primeiro polímero semplicemente sintético somente surgiu no ano de 1907; resinas de fenol-formaldeído foram produzidas por Baekeland - entre elas, o primeiro polímero sintético para uso comercial: o " Baquelite".

Os polГ­meros podem ser classificados de acordo com a estrutura atГґmica. Alguns dos meios de polГ­meros criados na laboratГіrio por estes cientistas: PolГ­meros lineares: sГЈo compostos de diversos fios longos unidos, lo que se fossem uma corda contГ­nua.

PolГ­meros ramificados: tem pequenos ramos ligados Г cadeia main do polГ­mero. Falando de forma figurada, seria lo que pequenas linhas amarradas Г cadeia principal, neste caso, ao longo do comprimento da nota.

Polímeros sobre ligação cruzada: este é o clase mais complexo, imagine combinar as cordas e produzir uma rede com elas. A ligação cruzada é formada por cadeias individuais de polímeros ligadas por correntes laterais:

Para demonstrar a importГўncia do estudo dos polГ­meros, basta mencionarmos que a variedade sobre objetos a que temos acesso hoje se deve Г existГЄncia de polГ­meros sintГ©ticos, como por exemplo: sacolas plГЎsticas, pГЎra-choques de automГіveis, canos para ГЎgua, panelas antiaderentes, mantas, sodas, tintas, chicletes, etc .

A partir ag década de 1960 iniciou-se o tramite de modernização das embalagens para produtos industrializados. Foi a fastidiar daí os quais começaram operating-system problemas: anteriormente dessa época as embalagens utilizadas para sólidos eram papéis at the papelão, e para operating system líquidos eram as latas e vidros.

Com a revolução das embalagens, surgiram since embalagens plásticas que são derivadas de polímeros, estas são cependant usadas gra?as algumas vantagens que apresentam. Elas são obtidas a baixo pre?o, são impermeáveis, flexíveis at the ao mesmo tempo são resistentes a impactos.

RESULTADOS E DISCUSSГ•ES

SГЌNTESE DE UMA BAQUELITE

A baquelite é uma resina sintética, quimicamente estável elizabeth resistente ao calor, os quais foi um primeiro elemento plástico. Trata-se do polioxibenzimetilenglicolanhidrido, ou seja, é a junção do fenol com o formaldeído, formando um polímero. A polimerização para condensação é uma reação entre fenol e formaldeído para fabricar um polímero conhecido asi como baquelite.

A reação ocorre sob aquecimento, em fiebre próxima a 90 ºC, como mostrada na figura 1 .

FIGURA 1 -...